Seja Bem Vindo!

Fique à vontade para navegar, comentar e sugerir aquilo que realmente faz parte de nossa vida, nosso direito. Direito de falar, de calar, de trabalhar, de descançar, direito de navegar e de se expressar. Aqui você é livre, pois aqui você tem direito. Não sabia? Por isso, aproveite pra conhecer mesmo seus direitos...
Por você é digno de todos eles!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Projeto Permite saque de FGTS para pagar as dívidas.

Projeto permite saque do FGTS para pagar dívidas

Extraído de: Câmara dos Deputados  -  10 horas atrás
Bornhausen: uso do FGTS evitaria o aumento excessivo das dívidas. A Câmara analisa o Projeto de Lei 7866/10, do deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), que autoriza a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitação ou amortização de dívidas.
 
 
Conforme a proposta, só terá direito ao resgate do FGTS o trabalhador que tenha comprometido 30% ou mais da sua remuneração bruta com o pagamento de empréstimos e esteja inscrito em cadastro negativo de crédito há pelo menos seis meses. Esses trabalhadores poderão sacar até 40% do saldo disponível na conta vinculada, mas o dinheiro será transferido diretamente aos credores indicados pelo empregado.
A legislação atual permite apenas o resgate antecipado do FGTS para quitação de dívidas da compra da moradia própria (casa ou apartamento). Há ainda a previsão de resgate antecipado em caso de doença grave ou desastres naturais.
Bornhausen defende a autorização em situação limite, em que o trabalhador esteja altamente endividado. Ele argumenta ainda que o rendimento dos recursos do FGTS é muito pequeno em relação aos juros das dívidas, que chegam a dobrar em um ano.
 
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Um comentário:

Tati Bonotto Cake Designer disse...

Olá gostei do seu blog.

Estou passando por aqui para convidar você para conhecer meu espaço.

Quando puder passar por lá, vai ser um prazer ter sua companhia.

bjs

www.tatidesignercake.blogspot.com